2017 - Compostagem

Ir para o conteúdo

2017

Atividades
7/12/2017. Entrega de certificado aos participantes do Projeto de Compostagem do TOM.




30/11/2017 - Participantes do Projeto de Compostagem no Clube Santa Fé.

Hoje foi realizada a atividade externa do Projeto de Compostagem que acontece no Colégio Estadual Telmo Octávio Müller de Marmeleiro/PR. O projeto é um investimento em Educação Ambiental da Prefeitura de Marmeleiro através do Departamento de Meio Ambiente.

Esta atividade é parte de todas as atividades que aconteceram durante todo o ano de 2017, coletas de resíduos orgânicos domiciliares e compostagem, horta, atividades lúdicas e participação em eventos ambientais. Como sempre tivemos o apoio do Clube de Campo Santa Fé que sede o espaço da mata e trilha ecológica para esta atividade.

A trilha foi conduzida pelo Odenir de Barba, Gestor Ambiental do Escritório Regional da SEMA-PR de Francisco Beltrão. Consideramos a trilha muito importante, porque ali temos contato direto com o ciclo da matéria orgânica na natureza. A compostagem que fazemos na escola repete o mesmo processo e com isso evitamos jogar fora o resíduo e transformamos este em excelente adubo.

Esteve presente conosco o Diretor de Meio Ambiente de Marmeleiro, Andrei Junior Oliveira e a Viviane de Carli, Assessoria de Relações Públicas. E, como ninguém fica de fora, foi muito bom ter mais duas pessoas auxiliando diretamente no jogo final.

Este ano a participação mais que especial foi da Professora Vanusa Ramos Müller. Além de participar ativamente na coleta de resíduos orgânicos durante todo o ano, também fez os registros na trilha e outros cuidados necessários para o bom andamento da atividade.

As atividades lúdicas, já clássicas neste espaço, com variações de local e grau de dificuldade levam os participantes a experimentarem outras sensações quando estão caminhando de olhos vendados ou mesmo usando somente a imagem de um espelho para se locomoverem em grupo.

O ápice foi um jogo que exige cuidado e compreensão. As árvores além de serem ótimas reguladoras da temperatura, protetoras do solo, fonte de alimento e tantos outros, podem também servir de esconderijo num deslocamento em que é preciso ficar escondido quando toca o silvo longo do apito e o vigilante busca quem não se escondeu.

Enfim, queremos agradecer a todos que de uma maneira ou outra contribuem para que o Projeto de Compostagem possa ser uma realidade e provocar uma mudança de atitude em todos nós. A compostagem, uma rotina como tantas outras coisas boas que fazemos para viver bem.









6/11/2017 - Atividade Mensal do Projeto de Compostagem - TOM.

O Projeto de #Compostagem é um dos investimentos em Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, através do Departamento de Meio Ambiente.
Desta vez uma curiosidade local. A Malaquita, um mineral do grupo dos carbonatos, tem coloração verde e pode ser encontrado incrustado em rochas, fazendo com que pareça como um olho de sapo pela forma arredonda em muitos casos.
Assim, grupos formados em cada turno saíram com pistas procurando o “olho de sapo” em toda a escola. Este ano uma pista que se movia causou grande dificuldade. Tivemos também o norte da escola concorrendo em grau de dificuldade, nem sempre o norte é geográfico.
Estas atividades em grupo servem para reforçar que além da compostagem feita por todos juntos, muitas outras atividades na vida precisam da cooperação, do saber procurar, pensar e buscar outras fontes de informação. Quanto maior a diversidade melhor serão nossas chances de uma vida melhor e sustentável.












5/10/2017 - Atividade do Projeto de Compostagem.
O Projeto de #Compostagem que acontece no TOM - Colégio Telmo Octávio Muller é um dos investimentos em Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, através do Departamento de Meio Ambiente.
Nesta atividade tivemos perguntas e respostas com base no livro “O fantasma dos vaga-lumes”, história de Sandra Aymoné, Fundação Educar DPaschoal. O livro foi distribuído gratuitamente aos participantes anteriormente.
Tivemos também um jogo, “arrancar cebolas”, para descontrair.













21/9/2017 - Participando do plantio de árvores com alunos do Projeto de Compostagem da Escola Estadual Telmo Octávio Müller.






11/9/2017 - Horta, atividade de contra turno no Projeto de Compostagem
Produzindo as saladas que farão parte da merenda escolar.
O projeto acontece na Escola Telmo Octávio Müller. Ele é um dos investimentos em Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, através do Departamento de Meio Ambiente.




11/9/2017 - Atividade mensal da Compostagem.

Hoje foi dia de atividade no Projeto de Compostagem que acontece na Escola Telmo Octávio Müller. O projeto é um dos investimentos em Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, através do Departamento de Meio Ambiente.
E como daqui a pouco, dia 22 de setembro, estaremos entrando na primavera, árvores e nascentes foram o tema principal. Plantar árvores nativas ajuda na recuperação e proteção de fontes.
Para isto, precisamos conhecer nossas árvores e saber que é preciso proteger e principalmente não jogar lixo por aí. Este problema do lixo é recorrente mesmo com todos os serviços de coleta seletiva e coleta de lixo que são realizados no município.
Foram levantadas questões do lixo na escola e nas ruas que muitos ainda teimam em jogar no chão, queima de lixo, corte de árvores sem necessidade e outros.
As atividades lúdicas foram o “dominó de árvores” e “proteção de nascentes”.








3/8/2-17 - Fita de Möbius no Projeto de Compostagem.

Esta é a quinta atividade lúdica mensal de 2017 com os participantes do Projeto de Compostagem que acontece na Escola Telmo Octávio Müller. O projeto é um dos investimentos em Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Marmeleiro, Paraná, através do Departamento de Meio Ambiente.
A fita de Möbius e seus diferentes cortes são para pensar sobre outras possibilidades e relacionar com a compostagem, uma vez que ao transformar resíduos orgânicos em adubo também estamos fazendo algo diferente.
Outra atividade foi deslocar um objeto, uma garrafa, cooperativamente. Um desafio e tanto. No início uma confusão por também não ser algo comum. Depois, quando cada grupo consegue realizar sua tarefa, nem dá para descrever a alegria de terem conseguido algo juntos. Uma marca pequena e que se espera possa ser lembrada para resolver outros problemas.
O Projeto de Compostagem é anual e segue com as coletas de resíduos orgânicos que acontecem toda segunda e quinta nos períodos matutino e vespertino.










3/7/2017 - TOM - Você é minha cadeira.

Você é Minha Cadeira, Corrida Contra o Tempo e Carbono ou Nitrogênio foram as atividades lúdicas realizadas com os participantes do Projeto de Compostagem.
O projeto é um investimento em Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, Paraná e é realizado com alunas e alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, Matutino e Vespertino, da Escola Estadual Telmo Octávio Müller pela Ecophysis - Serviços em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
As atividades lúdicas fixam conhecimentos sobre a compostagem que vai sendo aprendida em todas as suas fases durante o ano e outras são para melhorar a socialização e interação entre os participantes.
Fazer Educação Ambiental é ampliar a visão e as relações com tudo e com todos.








22/6/2017 - TOM: Visita de alunos de Salto do Lontra.
Visita de alunos de Salto do Lontra com a Professora Ivonete, do projeto Horta Escolar desenvolvido lá na AABB Comunidade.
Uma apresentação rápida do Projeto de Compostagem, investimento da Prefeitura Municipal de Marmeleiro, que acontece na Escola Estadual Telmo Octávio Müller.


12/6/2017 - TOM - Atividade Mensal.
Avaliação do Córrego Santa Rita com a utilização do PAR.

O Projeto de Compostagem é um investimento em Educação Ambiental da Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, Paraná e é realizado com alunas e alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Telmo Octávio Müller pela Ecophysis - Serviços em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Nesta atividade foi realizada a avaliação pela utilização de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) do córrego em dois locais distintos e comparados os resultados, um local bom e outro já ruim. Com as duas pontuações foi possível dialogar com os participantes sobre as condições que são encontradas e que contribuem para a diminuição da qualidade da água. Verifica-se a entrada de líquidos de origem duvidosa, canalização e estreitamento do canal do córrego, falta de mata ciliar, lixo que vai sendo depositado no entorno, entre outros.

Isto é, além de verificar os problemas foram levantadas as soluções que podem ser implantadas e os participantes levam consigo uma ferramenta que serve para avaliar outros cursos de água e repetir o mesmo processo.

Os parâmetros que são pontuados baseiam-se no artigo “Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental” de Ariane Guimarães, Aline Sueli de Lima Rodrigues e Guilherme Malafaia.












4/5/2017 - TOM - Atividade Mensal.
Paraquedas na Compostagem.

A Prefeitura do Município de Marmeleiro-PR, Paraná, investe em Educação Ambiental através do Projeto de Compostagem que acontece na Escola Estadual Telmo Octávio Müller e hoje foi dia de atividade mensal.

A atividade com o uso do paraquedas ludicamente permite trabalhar várias questões com relação à prática da compostagem. Desde revolver para oxigenar, a movimentação dos micro-organismos, a cooperação entre os participantes para tornar todo o processo possível e misturar o adubo nos canteiros para plantar entre outros mais.

A atividade foi realizada em cada turno e damos os parabéns para todos os alunos que estão participando assiduamente e recomeça a contagem, agora será todo o mês de maio, para poder participar da próxima que será externa.



13/4/2017 - Visita Reportagem RPC TV.

A equipe de reportagem veio conhecer o investimento em Educação Ambiental que a Prefeitura Municipal de Marmeleiro faz na Escola Estadual Telmo Octávio Müller com a realização do Projeto de Compostagem.
Participação de Michelli Arenza, Dilson Oliveira, Marilete Chiarelotto e Viviane De Carli. Agradecemos a todos os envolvidos do TOM pela colaboração para a realização das gravações que estarão contribuindo para disseminar nossas práticas educativas, uma vida mais sustentável com a produção do próprio alimento e a prática da compostagem.


3/4/2017 Primeira atividade lúdica mensal do Projeto de Compostagem que acontece na Escola Estadual Telmo Octávio Müller de Marmeleiro.

Os jogos cooperação e cabo da paz também são bons indicadores para as atividades futuras e a atividade de coleta de resíduos que acontece duas vezes por semana.
Num mundo excessivamente competitivo e individualista é preciso trabalhar muito mais a cooperação porque o equilíbrio dinâmico entre competição e cooperação é melhor para todos.
Este projeto é um investimento da Prefeitura Município de Marmeleiro-PR, através do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com recurso do ICMS ecológico. Sendo que através da participação de pregão presencial, a empresa Claudio Loes - ME, Ecophysis - Serviços em Educação Ambiental, vencedora do certame, coordena e executa o projeto na Escola Estadual Telmo Octávio Müller. Toda a infraestrutura do projeto, composteiras cobertas, cisterna de água da chuva, ferramentas e maravalha também são realizados pela Prefeitura de Marmeleiro.



9/3/2017 - Reportagem TV Sudoeste.

Equipe de reportagem da TV Sudoeste veio conhecer o projeto de compostagem que acontece no TOM. Agracecemos a Marilena Chociai e Zumba Peroni pela oportunidade para mostrar os trabalhos desenvolvidos e que possa servir de exemplo para muitas pessoas, escolas, entidades e organizações.





2/3/2017 - Primeira coleta de resíduos.

Hoje, primeira coleta de resíduos orgânicos na Escola Estadual Telmo Octávio Müller. Comoça um novo ciclo e os resíduos que iriam para o aterro sanitário serão transformados em adubo. Um processo que acontece num período de três a quatro meses. A Educação Ambiental é a oportunidade que temos de nos conectar novamente com a natureza, principalmente através da vivência e compreensão dos ciclos naturais.

O Projeto de Compostagem é um investimento da Prefeitura Municipal de Marmeleiro através do Departamento de Meio Ambiente.





24/2/2017 - Baldes para coleta de resíduos no TOM.

Hoje foram entregues os baldes para a coleta de resíduos orgânicos para os alunos do 6º Ano do Fundamental II da Escola Estadual Telmo Octávio Müller de Marmeleiro que fizeram voluntariamente sua inscrição no Projeto de Compostagem após a apresentação para todas as turmas.

O projeto acontece desde 2012 com investimentos da Prefeitura Municipal de Marmeleiro através das ações de Educação Ambiental do Departamento de Meio Ambiente.

É motivo de orgulho esta parceria de longo prazo que vem cada vez mais se consolidando como referência e ao mesmo tempo disseminando os conhecimentos da compostagem de resíduos orgânicos domiciliares para os envolvidos diretamente e toda a comunidade.

O projeto de compostagem é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente na plataforma Educares no quesito Educação Ambiental da Política Nacional de resíduos sólidos.




13/2/2017 - Projeto de Compostagem no TOM em 2017.

Neste momento em que se tem a sensação de que muito pouco se faz para diminuir o nosso impacto sobre a natureza e principalmente educar as pessoas neste sentido é gratificante estar junto dos que querem fazer. O tempo já não é mais para pensar no futuro, os problemas estão aqui e acontecendo agora.

Assim, a Prefeitura Municipal de Marmeleiro/PR e a Ecophysis firmaram contrato de prestação de serviços para “Coordenação, orientação e desenvolvimento do Projeto de Compostagem que será realizado na Escola Estadual Telmo Octávio Müller de Marmeleiro/PR com 25 alunos do Ensino Fundamental II do período matutino e 25 alunos do Ensino Fundamental II do período vespertino, num total de 270 horas durante o ano letivo de 2017”

Porque compostagem? De todo o nosso resíduo domiciliar, em torno de 50% é orgânico e pode ser compostado, transformado em adubo pela ação de bactérias. Um processo simples que a natureza pratica a milhares de anos. Isto é, um problemão com uma solução fácil.

Ressaltando ainda que todo este investimento do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Marmeleiro está inserido em todo um contexto e diversas práticas ambientais que vem sendo adotas de longa data. O Projeto de Compostagem será realizado pelo 6º ano consecutivo na Escola Estadual Telmo Octávio Müller.

Obs.: este contrato é resultado da participação na licitação modalidade Pregão Presencial Nº 005/2017, o primeiro com transmissão ao vivo pela internet. O que muito nos honra por ser uma vitrine para que outros se inspirem e busquem fazer mais para termos um ambiente melhor para vivermos e com total transparência.

Voltar para o conteúdo